A BYD iniciou a construção de sua fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia, na segunda-feira (9). A ideia deles é transformar essa área em um “Vale do Silício” brasileiro. Em agosto, eles investiram na fábrica Polo Automotivo de Camaçari, que comprou da Ford, A unidade fabril estava parada desde que a montadora, anunciou sua saída do Brasil como fabricante. e vão investir R$ 3 bilhões nos próximos anos para iniciar a produção.
“Escolhemos Camaçari porque queremos transformar este lugar em um Vale do Silício”, disse Wang. “Vamos instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento nesta cidade e desenvolver novas soluções para a transição verde”, acrescentou o executivo durante a cerimônia da pedra fundamental da fábrica. Estava presente no evento o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
No evento, a BYD confirmou que vai fabricar dois elétricos e um híbrido. Os escolhidos foram o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus no primeiro momento e o híbrido Song Plus, no segundo. A capacidade total será de 150 mil unidades por ano e a previsão do início da operação é no segundo semestre de 2024.
Além de carros, a fábrica também vai produzir caminhões e ônibus. Eles têm uma terceira linha dedicada ao processamento de lítio e ferro fosfato para exportação, usando o porto da Bahia. Além disso, em Camaçari, eles vão estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento.
O primeiro projeto anunciado para esse centro é a criação de um sistema híbrido flex que utiliza etanol, uma solução ecologicamente correta feita sob medida para o Brasil, como destacou Stela Li, CEO da BYD para as Américas, durante uma cerimônia.
“Hoje é um dia muito especial e a BYD chega à Bahia e ao Brasil com o menor desemprego da última década. Estamos investindo em desenvolvimento inclusivo, com estabilidade e sustentabilidade. A reforma fiscal já está aprovada e a reforma tributária, em boas mãos”, afirmou Alckmin. A BYD deve gerar cerca de 5 mil postos de trabalho. A adaptação da fábrica deve ser concluída no final do ano que vem, quando a produção será iniciada.
E a Tesla, já está se movendo também, em breve ira iniciar suas operações no mercado sul – americano, anunciando vagas de emprego no Chile, através do LINKEDIN. Já sabemos que os carros eletrificados vieram para ficar e o cenário nos mostra que este processo está cada vez mais rápido.