Com a variação constante do preço do combustível e a alta tecnologia embarcada nos carros eletrificados, a demanda vai aumentando a cada dia. As montadoras percebendo esta crescente estão inovando cada vez mais com carros compactos, sedas, SUV e esportivos.
O termo eletrificado, na teoria refere-se a carro 100% elétrico agora na pratica utilizamos a carros que possuem bateria (hibrido ou elétrico).
Para entendermos melhor, podemos separar em 4 categorias os carros “eletrificados”:
HÍBRIDOS LEVES: possui uma pequena bateria responsável pela parte elétrica do carro e auxiliar o motor a combustão em algumas situações especificas (partida e acelerações) e recupera energia de forma passiva, a maior vantagem desta categoria é o custo do automóvel, na casa dos R$ 150 mil em média.
HÍBRIDOS TRADICIONAIS: possui dois motores, um elétrico e outro a combustão. Os módulos do carro definem automaticamente qual motor usar, tendo uma melhor performance. O motor elétrico é usado em baixa velocidade, manobras de estacionamentos, recomendado para uso urbano. Bateria regenera na freadas e quando utiliza o motor a combustão. Modelo mais conhecido desta categoria é o TOYOTA COROLLA (sedã e SUV – Cross).
HÍBRIDOS PLUG-IN: possui dois motores, um elétrico e outro a combustão com opção de recarga por tomadas especificas. Possui vários modos de condução, somente elétrico, somente combustão, alternância para melhor performance ou autonomia. Categoria mais comercializada no mercado nacional devido a não ficar “preso” com carregadores no percurso, podendo rodar no formato tradicional do motor a combustão. Veículos da Volvo exploram muito esta categoria.
100% ELÉTRICOS: possuem apenas um motor elétrico plug-in. Principal benefício desta categoria é com relação aos poluentes, sendo zero emissão de carbono e com baixa manutenção (não necessitam de troca de óleo e filtros). Recarga feita da mesma forma que híbridos plug-in com tomadas especificas nas estações destinadas a esta função (muito comum em padarias, supermercados e shoppings). Sobre a potência do carro, podemos perceber na primeira acelerada, pois aplica toda a potência direto, não precisa embalar o carro, sensação incrível. Ponto negativo, além do alto custo é o planejamento para grandes percursos, onde precisa sincronizar as paradas com pontos de recarga.
Veículos híbridos e elétricos estão isentos do rodizio municipal, um dos principais motivos na crescente procura por carros eletrificados, sem falar nas vagas preferencias nos grandes estacionamentos. Já tive a oportunidade de dirigir veículos nas quatro categorias, hoje acredito que o hibrido plug-in seja uma compra mais sensata e assertiva, pelo custo X benefício, em pouco tempo, com o aumento dos pontos de recarga nas rodovias, principalmente no litoral, a tendencia será de veículos 100% elétrico.
Em Sorocaba, temos grandes montadoras focadas nestas categorias: AUDI, BMW, VOLVO, BYD, GWM. Para conhecer melhor os carros, sugiro fazer o test-drive primeiro em um hibrido plug-in para entender a dinâmica do carro e as diferenças no modo de condução, para depois fazer o test-drive no carro 100% elétrico e conferir a superioridade dos elétricos.