Dá Trabalho

3 de julho de 2023

Modelo híbrido

O favorito das empresas e funcionários

O isolamento social imposto no mundo todo em razão da pandemia do coronavírus causou inúmeras mudanças na sociedade. Entre tantas novidades, foi necessário mudar hábitos de comportamento, com as pessoas reclusas em suas casas, alterações em hábitos de higiene e também no modo de trabalho para que os funcionários pudessem continuar trabalhando de forma segura, mas em casa.

De maneira repentina, profissionais precisaram encontrar um espaço com o mínimo de estrutura em suas casas para chamar de escritório. Em razão do rápido avanço do número de casos e mortes em decorrência da doença, a adaptação para o home office teve que ser feita às pressas, com pouco planejamento e muita reatividade.

Mais de três anos depois, entre as modificações impostas pela pandemia, nenhuma se mostrou tão sólida quanto à flexibilidade no modelo de trabalho. Muitas das companhias que adotaram o trabalho remoto em 2020 e posteriormente fizeram a migração para o trabalho híbrido, não têm planos de retornarem suas operações integralmente para o presencial. É o caso de empresas como a Petrobrás, ArcelorMittal, Braskem e Cargill, que mantém diversos setores atuando de maneira híbrida.

Esse sistema de trabalho, em que o colaborador atua de maneira mista, com alguns dias em home office e outros de trabalho presencial, tem se mostrado uma alternativa vantajosa para empresas e trabalhadores.

Um levantamento divulgado em setembro de 2022 pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, mostrou que 56% das empresas atuavam em modelo híbrido, 12% a mais que em 2021. Em relação à produtividade, quase 60% dos entrevistados afirma se considerar muito produtivo no sistema híbrido.

E essa informação é confirmada por muitos gestores, que identificaram aumento de produtividade nas funções que exigem foco no trabalho remoto, ao mesmo tempo em que laços fundamentais das equipes são estreitados nos dias em que se encontram no presencial. É claro que não são todas as áreas de atuação que permitem um sistema hibrido, pois alguns setores como, por exemplo, produção, necessitam da equipe de maneira presencial, entretanto, outros departamentos se mostraram totalmente adaptáveis à nova realidade. Equipes de vendas, administrativo, finanças e áreas de atuação ligadas à tecnologia da informação são algumas das que melhores se adaptaram.

A pandemia se foi, deixando heranças boas e ruins. O trabalho híbrido, felizmente, é uma das que permanecem.

CRÉDITO DA FOTO: Imagem de Freepik


Péricles Régis

Quer receber as vagas de emprego? Me chama no whats: (15) 98144-0844
https://www.instagram.com/pericles_regis
https://br.linkedin.com/in/periclesregis

Péricles Régis

“O cara das vagas”, como é conhecido, é criador do Parceria Social de Empregos, projeto social de compartilhamento de vagas que já ajudou cerca de 100 mil pessoas a se recolarem no mercado de trabalho. Péricles Régis está em seu segundo mandato como vereador em Sorocaba. Eleito por duas vezes com campanhas custo zero, abdicando inclusive do fundo eleitoral, tem forte atuação em articulações de políticas públicas para geração de emprego, estímulos ao empreendedorismo, qualificação profissional e educação política.