O mês de setembro é todinho dele, dia 10 de setembro comemoramos o dia do brigadeiro, e definitivamente ele é o doce mais desejado nas festas, seja infantil ou em uma bodas de ouro. E a notícia maravilhosa é que ele é um doce totalmente brasileiro. Simmmmmm!!!!!
O Brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso.
Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.
Além dele ser unânime nas festas, ele também com o passar dos anos, recebeu algumas versões “gourmet “, formas de acrescentar ingredientes de extrema qualidade e chocolate nobre na massa, e assim foram surgindo novos sabores como pistache, café e até gergelim.
Quando falamos de memória afetiva, o brigadeiro é sem dúvida o mais lembrado por mim, cresci vendo meu pai fazendo brigadeiro para minhas festas de aniversários e dos meus irmãos, masssss…. não precisava ter festa para ele fazer uma receita de brigadeiro em casa, era só a gente pedir que meu pai ia para a cozinha, também vêm a minha memória eu preparar uma receita de brigadeiro para comer com as amigas quando íamos para a minha casa “cabular” aula.
Para você o brigadeiro também tem uma memória afetiva?
Acredito que todo mundo tem uma história para contar de um brigadeiro.
Aqui na minha cozinha ele é um clássico que nunca sai de moda, sendo uma linda opção para presentear quem você mais ama.