Agaquê

27 de julho de 2022

Oficinas de quadrinhos em BH têm inscrições até sábado

São quatro cursos promovidos pela 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, evento gratuito que vai de 03 a 07 de agosto no Minascentro

Começa na semana que vem, na quarta-feira (03), a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH 2022. É o maior evento latino-americano dedicado exclusivamente a quadrinhos. Até o domingo seguinte (07), o público poderá aproveitar cinco dias de programação intensa e gratuita.

Neste ano, o FIQ BH está montado no Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022, no centro de Belo Horizonte). O evento contará com debates, palestras, sessões de autógrafos, lançamentos. ações formativas, feira de quadrinhos e rodada de negócios.

Criado em 1999 para promover, valorizar e fazer crescer a cena de quadrinhos na capital mineira, o evento ganhou amplitude nacional principalmente pelo caráter de formação de profissionais. Gente que participa de seus cursos e oficinas acaba retornando algumas edições depois, já mostrando um trabalho profissional.

Nesta edição, são quatro oficinas gratuitas:

“Introdução ao jornalismo em quadrinhos”, com Carol Ito, apresenta o dia a dia do jornalismo de HQ. Fala de referências contemporâneas e técnicas básicas de apuração e avaliação de trabalhos de roteiro e quadrinização.

“Desenho com bico de pena”, com Ana Luiza Koehler, aborda a produção de ilustrações e narrativas gráficas usando como técnica principal caneta bico de pena e tinta, um método clássico que nunca sai de moda.

“Criação de personagens” é uma oficina que será conduzida por Ilustralu (Luiza de Souza, vencedora de Melhor Quadrinho no CCXP Awards 2022, com Arlindo). Ela ensina a construir desde o conceito até o design de personagens complexos.

“Palavra, imagem. ação: quadrinhos politizados e a relação palavra-imagem”, com Kael Vitorelo, parte de um repertório diversificado de quadrinhos politizados para abordar qual a relação do quadrinista com a sociedade. Ele ensina linguagem de HQs e também mostra como criar seu próprio zine.

Cada oficina tem um número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas até o próximo sábado (30), preenchendo formulário neste link. Os selecionados serão acionados por e-mail e devem confirmar sua participação até o dia 02 de agosto.

Paulo Lisboa

Quer acompanhar e ficar por dentro do universo das histórias em quadrinhos? Siga a página AGAQUÊ no Portal Sorocaba.com e no instagram @agaque.

Sou pesquisador, leitor e trabalho com quadrinhos desde 2008. Editei e diagramei mais de 50 títulos como freelancer para editoras nacionais, entre eles The Walking Dead / Os Mortos-Vivos, Spawn, Concreto, The Rocketeer, entre outros.

Em 2015 junto com alguns amigos, lançamos a Editora EDDA e publicamos “Biosfera Poética” e “Mishto” e participamos das principais feiras do meio como FIQ em Belo Horizonte-MG, Comic Expo em Santos-SP e Ilustradoria em Sorocaba-SP.

Fui palestrante no 1 CONAHQ – Congresso Nacional de Histórias em Quadrinhos (2016 – Recife-PE) com o tema “Nos Bastidores de uma HQ e para a Universidade Belas Artes (2020 – Sorocaba-SP) com o tema “Bastidores da diagramação de quadrinhos”.

Vamos juntos então?! Acompanhe as notícias do mercado, lançamentos e aproveite para ver alguns dos projetos realizados em @lisboa_editorial

  leia@agaque.com.br