A BYD lançou no Brasil duas novas versões do seu carro elétrico, o BYD Dolphin: o BYD Dolphin Plus e o BYD Dolphin Diamond. O Dolphin Diamond custa R$ 149.800, o mesmo preço da versão inicial lançada em junho. Já o Dolphin Plus é R$ 30 mil mais caro, custando R$ 179.800.
A BYD lançou essas versões mais sofisticadas para competir com o GWM Ora 03, que também lançou duas versões com preços semelhantes. A estratégia da BYD é democratizar os carros elétricos no Brasil.
O grande diferencial da nova versão Plus está na performance. O motor elétrico instalado no eixo dianteiro já entrega 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. São 110 cv e 13,3 kgfm a mais na comparação com o Dolphin de entrada. Com isso, a BYD declara que a versão plus acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, bem menos que os 10,9 s declarados para a configuração mais barata. A velocidade máxima do Dolphin Plus é de 160 km/h.
Também há diferença relevante no conjunto de baterias. Ainda é um pacote de baterias do tipo Blade, mas, ao invés dos 44,8 kWh de capacidade, entrega 60,5 kWh na versão Plus. A BYD declara que este Dolphin mais potente e com baterias maiores tem uma autonomia de 427 km no ciclo WLTP europeu, mas ainda não há um número homologado pelo Inmetro. A versão de entrada tinha 401 km de autonomia no ciclo chinês, mas no Brasil foi homologado com 290 km.
O novo BYD Dolphin Plus também agrega alguns equipamentos extras na comparação com o modelo de entrada. Por fora, a nova versão traz quatro opções de pinturas bicolores e rodas de 17″ com design exclusivo. Por dentro, a BYD diz que o Dolphin Plus tem conectividade com Android Auto e Apple Car Play, bancos de couro preto com ajuste elétrico e aquecimento na dianteira, teto solar panorâmico.
A nova configuração Plus do BYD Dolphin também traz finalmente de série alguns equipamentos extras de auxílio à condução. Entre eles estão controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, monitor de pressão dos pneus e leitor de placas de trânsito.
O sucesso do Dolphin deve ter várias razões:
- Preço competitivo: O Dolphin foi lançado por R$ 149.800, um preço semelhante a outros modelos menores e menos avançados, forçando a concorrência a reduzir seus preços.
- Design atraente: O design do Dolphin é chamativo e faz parte de uma linha de carros com temas oceânicos, tornando-o mais atraente para os consumidores.
- Marketing eficaz: A BYD investiu em marketing para tornar o Dolphin conhecido e apreciado pelos consumidores brasileiros, tornando-o um carro popular.
- Estrutura global da BYD: A BYD é um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, com presença global e planos de produção no Brasil. Isso dá confiança aos consumidores.
- Acabamento de alta qualidade: O Dolphin oferece um acabamento superior em comparação com outros carros elétricos na mesma faixa de preço, o que o torna mais atraente para os compradores.
Por enquanto, o Dolphin lidera o mercado de carros elétricos no Brasil, mas a concorrência está se aquecendo com a chegada do GWM Ora 03.