Venda sem precisar vender!

25 de janeiro de 2023

Como encantar seus clientes neste ano

Você já parou para pensar sobre quais serão suas estratégias de vendas para encantar seus clientes neste ano de 2023? Vai continuar fazendo o que já fez em 2022? Planejou algo diferente? Após a grande demanda de dezembro, alguns setores enfrentam um cenário mais desafiador em janeiro.

Que tal conhecer um conceito diferente que pode te ajudar a buscar as metas do começo de ano? Trata-se das vendas colaborativas, ou co-sale.

Para gerar bons resultados logo no primeiro mês do ano, é importante considerar fatores como o relacionamento e a conexão com o consumidor – aspectos que estão relacionados ao conceito de co-sale e que podem mudar o cenário das vendas de uma empresa. O vendedor colaborativo faz perguntas estratégicas para conduzir o consumidor a comprar o que ele realmente precisa ou deseja, deixando pra trás definitivamente a busca por “vender a qualquer custo”.

A ideia é que o vendedor esteja realmente interessado em saber como pode ajudar o cliente e, assim, ofereça uma solução que venha ao encontro da necessidade do cliente. Sem forçar a barra, sem vender ilusão. Atuando desta forma, todos ganham: ganha o cliente, que, com o suporte do vendedor, encontrou o produto ou serviço de que tanto precisava, e ganha o vendedor, que, não apenas efetuou uma venda, mas certamente deu alguns passos rumo à fidelização desse cliente – que certamente recorrerá novamente a este profissional quando surgir uma nova demanda. Isso é uma venda bem feita.

Ter uma escuta apurada é fundamental para desempenhar esse papel de vendedor colaborativo. É preciso saber ouvir antes de propor alguma coisa. Isso clareia as ideias e abre os caminhos para encantar os clientes em meio a tantas ofertas que o bombardeiam de todos os lados. E assim vai surgindo e se consolidando a conexão entre vendedor e cliente – à prova de qualquer estratégia de marketing da concorrência. Se cultivada, ela será duradoura e renderá frutos por muito tempo.

Vale aqui reforçar que o conceito de co-sale vai na contramão dos aventureiros que, ávidos simplesmente por buscar os números daquele mês, enganam o cliente ou o convencem de uma compra da qual ele se certamente arrependerá depois.

Iniciar o ano alavancando as vendas é o cenário ideal para qualquer empresa. Manter esse bom desempenho ao longo dos 12 meses é melhor ainda. Que tal experimentar uma forma diferente de vender? Comece já!

Fábio Torres

Fábio Torres é pioneiro e difusor do conceito co-sales (venda colaborativa), a partir do qual aborda assuntos relacionados a networking profissional, venda colaborativa, gestão de pessoas e negócios no universo empreendedor.

Como Diretor Executivo da BNI, EnVendas e MX8, já atendeu mais de 1.500 empresas, gerando mais de R$ 82 milhões de faturamento para seus clientes.