Você já parou para pensar sobre quais serão suas estratégias de vendas para encantar seus clientes neste ano de 2023? Vai continuar fazendo o que já fez em 2022? Planejou algo diferente? Após a grande demanda de dezembro, alguns setores enfrentam um cenário mais desafiador em janeiro.
Que tal conhecer um conceito diferente que pode te ajudar a buscar as metas do começo de ano? Trata-se das vendas colaborativas, ou co-sale.
Para gerar bons resultados logo no primeiro mês do ano, é importante considerar fatores como o relacionamento e a conexão com o consumidor – aspectos que estão relacionados ao conceito de co-sale e que podem mudar o cenário das vendas de uma empresa. O vendedor colaborativo faz perguntas estratégicas para conduzir o consumidor a comprar o que ele realmente precisa ou deseja, deixando pra trás definitivamente a busca por “vender a qualquer custo”.
A ideia é que o vendedor esteja realmente interessado em saber como pode ajudar o cliente e, assim, ofereça uma solução que venha ao encontro da necessidade do cliente. Sem forçar a barra, sem vender ilusão. Atuando desta forma, todos ganham: ganha o cliente, que, com o suporte do vendedor, encontrou o produto ou serviço de que tanto precisava, e ganha o vendedor, que, não apenas efetuou uma venda, mas certamente deu alguns passos rumo à fidelização desse cliente – que certamente recorrerá novamente a este profissional quando surgir uma nova demanda. Isso é uma venda bem feita.
Ter uma escuta apurada é fundamental para desempenhar esse papel de vendedor colaborativo. É preciso saber ouvir antes de propor alguma coisa. Isso clareia as ideias e abre os caminhos para encantar os clientes em meio a tantas ofertas que o bombardeiam de todos os lados. E assim vai surgindo e se consolidando a conexão entre vendedor e cliente – à prova de qualquer estratégia de marketing da concorrência. Se cultivada, ela será duradoura e renderá frutos por muito tempo.
Vale aqui reforçar que o conceito de co-sale vai na contramão dos aventureiros que, ávidos simplesmente por buscar os números daquele mês, enganam o cliente ou o convencem de uma compra da qual ele se certamente arrependerá depois.
Iniciar o ano alavancando as vendas é o cenário ideal para qualquer empresa. Manter esse bom desempenho ao longo dos 12 meses é melhor ainda. Que tal experimentar uma forma diferente de vender? Comece já!