Você que gosta de café ou que frequenta cafeteria especiais já deve ter visto essa imagem da Roda de Aromas e Sabores. Ela surgiu inspirada na roda de sabores de vinhos e pretendia servir como uma ferramenta para o desenvolvimento dos parâmetros de avaliação do café, como um guia mesmo.
Sua primeira versão foi criada pelo especialista norte-americano Ted Lingle na década de 80, na época Ted era diretor-executivo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).
Em pouco tempo após estudos, a roda passou a ser dividida em duas partes: aroma e paladar.
Ela se tornou muito útil na avaliação da qualidade do café, possibilitando conectar mais o café de qualidade aos diversos produtores, torrefadores e demais envolvidos com cafés especiais.
Em 2016 a roda foi novamente modificada, ficou maior, mais complexa. Foi utilizado um método de análise mais preciso, repetitivo e discriminatório para descrever as qualidades sensoriais do café formando um novo conjunto de termos para os profissionais da indústria.
Esse “upgrade” envolveu dezenas de dezenas de cientistas, especialistas sensoriais, provadores de café , torrefações e também duas organizações importantes no meio do café, a World Coffee Research (WCR) que atua em projetos que visam melhorar os meios de subsistência dos produtores de café e a Associação Americana de Cafés Especiais. SCAA.
Diversos provadores e especialistas sensoriais de café foram convidados pela SCAA para ajudar a classificar 99 tipos de sabor para criar categorias e subcategorias.
Segundo os especialistas da SCAA, a Roda não é um trabalho terminado. Logo teremos novas atualizações devido ao desenvolvimento da produção e degustação.
Para entendermos um pouco mais da Roda, precisamos fazer testes e provas. Não é fácil essa identificação, essa tarefa exige treino e experiência. Mas como exemplo, cafés com notas florais são muito comuns em países Africanos, já notas achocolatadas são típicas de países da América do Sul (de maneira geral e não exclusiva). O interessante é que podemos encontrar várias características sensoriais em um mesmo lote. Um mesmo café pode ter notas de canela e manga, por exemplo.